sexta-feira, 11 de setembro de 2015


http://www.cibercursoslp.com/index.php?action=destaques&id=97

Clássicos adaptados para alunos PLE


No séc. XVI Fernão Mendes Pinto percorreu o oriente durante 21 anos, por terras que nenhum ocidental tinha visto até então. O relato minucioso que ele faz dessa sua grande aventura é fantástico, excessivo e empolgante.
Peregrinação é uma obra singular: mistura de diário de bordo com registo cartográfico e etnográfico, tem como constante a narração contínua, a um ritmo alucinante, das batalhas, tempestades, assaltos e demais infortúnios por que passou “o pobre de mim”. O número de vezes em que Fernão Mendes Pinto se salvou das mais incríveis situações pode ser inverosímil, mas o olhar perspicaz e crítico com que ele viu o comportamento dos mercadores portugueses no Oriente é de quem não tinha ilusões.
Este livro é uma versão adaptada da obra Peregrinação e destina-se a alunos aprendentes do português nível B2. Nesta edição, as palavras desconhecidas são sublinhadas e glosadas na margem de cada página. Estas glosas são uma breve explicação do significado da palavra ou, então, dão informação histórica e cultural necessária à compreensão de uma passagem. Muitas vezes, também, recorre-se a uma imagem, para ser mais rápida a apreensão da noção em referência e, assim, minimizar a suspensão do fluxo de leitura. Cada capítulo tem um resumo no início. Deste modo, procura-se que o leitor inicie a leitura do capítulo fazendo predições corretas sobre o que se vai desenrolar.
No final do livro, há exercícios com soluções para o aluno testar a compreensão global do texto e para o ajudar a memorizar vocabulário novo. O objetivo desta coleção de livros adaptados é fazer com que o aluno, que ainda não domina suficientemente a língua para poder ler a obra original, consiga compreender a globalidade do texto sem grande esforço.

Sem comentários:

Enviar um comentário