Subscreva a Ciberescola

O elogio da leitura

Os benefícios da leitura na aprendizagem de uma língua segunda são o aumento da fluência de leitura, através da automatização no reconhecimento de palavras, o aumento significativo do vocabulário de recepção e da consolidação de vocabulário parcialmente conhecido, a aceleração da detecção de regularidades morfológicas e aumento da qualidade do desempenho no processamento sintáctico. Há ainda a vantagem de a leitura de textos adaptados ser uma forma de aprendizagem de língua em que o objectivo central é o apuramento do sentido do texto: espera-se que o aprendente perceba o que o texto diz, isto é, que crie um modelo mental a partir de proposições ordenadas, mas espera-se também que perceba do que é que o texto trata, criando para isso modelos situacionais de entorno do que é dito (relação entre schemata e scripts na compreensão). Krashen (1993) atribui ainda à leitura de textos adaptados reflexos positivos no desempenho da escrita, designadamente, na ortografia, estilo e domínio da gramática).

O artigo de Bruce B. Brown completa o encómio. Ler aqui.